TV Rio Preto - Apresentação, Vídeos, Show e muito mais!
Página Inicial
O Portal
Programas
Programação
Apresentadores
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Nosso Mural
Últimas Notícias
Entre em Contato
Enquete
QUAL ESTILO DE PROGRAMA VC GOSTARIA DE VER NA TVRIOPRETO.COM
Enquetes Anteriores

PROGRAMA MULHER VIDA SAUDÁVEL


Por que algumas pessoas têm mais cáries que as outras?

  • Slide 1 de 6: As cáries são uma das doenças bucais mais conhecidas e mais simples de prevenir. Trata-se de um desequilíbrio entre as bactérias que habitam a boca e a alta ingestão de açúcar. Nos restos de alimentos, que se aderem aos dentes após as refeições, é que as bactérias encontram alimento e energia para se desenvolver rapidamente. Esse processo gera mais placa bacteriana e produz ácidos capazes de corroer os dentes, criando os buraquinhos conhecidos popularmente como cáries.

 

     
  • Slide 2 de 6: Algumas pessoas acabam sendo mais propensas ao desenvolvimento de cáries. Conforme a dentista Christina Coutinho (CRO-RJ 14891) isso ocorre devido a falta de higienização bucal. “As cáries estão relacionadas à deficiência de higiene bucal associada à exposição frequente de uma dieta rica em sacarose”, explica. Entretanto, não é preciso abrir mão dos doces, mas sim escovar os dentes sempre após a ingestão.

 

     
  • Slide 3 de 6: Os sintomas mais comuns das cáries são dores nos dentes, hipersensibilidade após a ingestão de alimentos muito quentes ou frios, escurecimento dos dentes, dor ao morder e mau hálito. Todavia, quando em fase inicial, as cáries podem não apresentar sintomas, por isso é bom prestar atenção em qualquer tipo de desconforto bucal. Os sintomas mais fortes tendem a aparecer quando a doença já está em fase avançada.
     
  • Slide 4 de 6: As lesões causadas por cáries podem ser de dois tipos: cavitadas e não cavitadas. As cavitadas são resolvidas no consultório do dentista com uma restauração dentária. Neste processo, é removido a parte do dente deteriorada e, posteriormente, o buraquinho é preenchido com uma massinha (restauração) que impede que a cárie continue a danificar o dente. Nos casos das não cavitadas, o controle pode ser feito diretamente de casa com uma boa higiene bucal. “O consumo de uma dieta equilibrada e da exposição dos dentes ao flúor é essencial para a prevenção com as cáries”, alerta Christina.

 

     
  • Slide 5 de 6: Não existe uma idade em que as cáries são mais comuns, porém, as crianças tendem a desenvolver mais frequentemente pelo alto consumo de sacarose e falta de higiene bucal. “No caso das crianças, é importante a cooperação dos pais na hora da higienização e no consumo controlado de açúcar, evitando, principalmente, a ingestão entre as refeições”, alerta Christina. O uso do fio dental é fundamental também nas crianças porque ele alcança locais em que a escova não consegue chegar.

 

     
  • Slide 6 de 6: Para evitar a proliferação de cáries é simples: uma boa higienização bucal. Escove os dentes sempre após as refeições com uma escova macia e com cremes dentais com flúor. Utilize o fio dental, principalmente antes de dormir. Evite o consumo de alimentos açucarados e beba muita água para estimular a produção de saliva. A saliva também age na proteção dos dentes quando algo não vai bem na nossa saúde bucal. E não se esqueça de consultar o dentista de 6 em 6 meses para uma revisão e para manter uma boa saúde oral.
PROGRAMA MULHER VIDA SAUDÁVEL
Data: 27/05/2018 - Hora: 19:99
Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo de bom da TV Rio Preto
Seu nome:
Seu e-mail:
TV Rio Preto - TV Online, Programas Anteriores, Apresentadores e Muito Mais!
TV Rio Preto - Institucional
Página Inicial
O Portal
Últimas Notícias
Programação
Apresentadores
Programas Anteriores
Nosso Mural
Galeria de Imagem
Galeria de Vídeos
Entre em Contato
TV Rio Preto - Entre em contato com a TV Rio Preto
E-mail: contato@tvriopreto.com
Fones: (17) 3353.6672
(17) 9712.3199
(17) 9103.0029

TVRIOPRETO.COM 2008-2018 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Proibída a reprodução total ou parcial deste site.
Desenvolvimento de sites e lojas virtuais