TV Rio Preto - Apresentação, Vídeos, Show e muito mais!
Página Inicial
O Portal
Programas
Programação
Apresentadores
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Nosso Mural
Últimas Notícias
Entre em Contato
Enquete
QUAL ESTILO DE PROGRAMA VC GOSTARIA DE VER NA TVRIOPRETO.COM
Enquetes Anteriores

PROGRAMA DA SAUDE E BEM ESTAR


Dieta Mediterrânea em cheque: as crianças da região são as mais gordas da Europa

33 / 34
The Mediterranean diet is said to be the healthiest in the world.© Alamy Stock Photo The Mediterranean diet is said to be the healthiest in the world.

 

Para as crianças de Grécia, Espanha e Itália a chamada dieta mediterrânea pode não ter utilidade. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual crianças da Suécia têm mais probabilidade de se alimentar de peixe, óleo de oliva e tomates que as do Sul da Europa.

No Chipre, um índice fenomenal de 43% dos meninos e meninas de até 9 anos está obeso ou acima do peso. Grécia, Espanha e Itália também têm taxas superiores a 40%. Os países mediterrâneos, que dão nome à famosa dieta, supostamente os lugares onde melhor se come no mundo, têm as crianças mais gordas de toda a Europa.

Os doces, a comida rica em calorias e pobre em nutrientes e os refrigerantes substituíram a dieta tradicional rica em frutas e legumes, peixe e azeite e oliva, declarou o Dr. João Breda, diretor do gabinete europeu da OMS para prevenção e controle de doenças não comunicáveis.

“A dieta mediterrânea acabou para as crianças desta região”, declarou o médico no Congresso europeu de Obesidade, em Viena. “Não existe mais dieta do Mediterrâneo. Quem está na dieta do mediterrâneo são as crianças suecas. Precisamos recuperar esta dieta para quem está no Mediterrâneo".

As crianças no Sul da Europa estão comendo poucas frutas e verduras e bebendo refrigerante demais, declarou Breda. Elas fazem lanchinhos. Comem doces. Consumem sal, açúcar e gordura demais. E não se movimentam. “O sedentarismo infantil é um dos problemas de saúde mais significativos nos países do Sul da Europa”, ele disse. “Um homem em Creta nos anos 60 consumiria bem 3.500 calorias porque anda para cima e para baixo das montanhas."

Os dados vêm de uma pesquisa sobre obesidade infantil da OMS na Europa, com números de peso e altura de crianças coletados desde 2008 e que hoje inclui mais de 40 países. Os mais recentes foram coletados entre 2015 e 2017.

Os países com menor número de obesidade infantil são o Tadjiquistão, o Turcomenistão e o Cazaquistão – mas todos estes estão em uma “transição nutricional”, saindo de uma dieta oriental que pode alterar as estatísticas. No Tadjuquistão, as crianças já consomem uma grande quantidade de refrigerantes.

A França, a Noruega, a Irlanda, a Letônia e a Dinamarca também têm números baixos, que vão de 5% a 9%. A taxa da Irlanda é de 20%. O Reino Unido está fora do estudo, mas cerca de uma em cada três crianças está acima do peso ou obesa quando deixa o ensino fundamental, aos 11 anos.

A boa notícia é que os países do Mediterrâneo estão tomando providências para resolver este problema e conseguiram algum sucesso em diminuir as taxas de obesidade de suas crianças. Pelo menos três quartos das crianças italianas estão comendo frutas diariamente ou na maioria dos dias. "É um progresso, reconhecem o problema e estão fazendo algo a respeito disso", declarou Breda.

* Versão brasileira de Hermano Freitas, da equipe do MSN Brasil 

PROGRAMA DA SAUDE E BEM ESTAR
Data: 25/05/2018 - Hora: 09:15
Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo de bom da TV Rio Preto
Seu nome:
Seu e-mail:
TV Rio Preto - TV Online, Programas Anteriores, Apresentadores e Muito Mais!
TV Rio Preto - Institucional
Página Inicial
O Portal
Últimas Notícias
Programação
Apresentadores
Programas Anteriores
Nosso Mural
Galeria de Imagem
Galeria de Vídeos
Entre em Contato
TV Rio Preto - Entre em contato com a TV Rio Preto
E-mail: contato@tvriopreto.com
Fones: (17) 3353.6672
(17) 9712.3199
(17) 9103.0029

TVRIOPRETO.COM 2008-2018 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Proibída a reprodução total ou parcial deste site.
Desenvolvimento de sites e lojas virtuais